segunda-feira, 30 de abril de 2012

UNAMAR


UNAMAR - CABO FRIO - RJ

I - Localização
Unamar pertence ao 2º distrito de Cabo Frio no estado do Rio de Janeiro na conhecida Região dos Lagos e localiza-se no km 135 da rodovia Amaral Peixoto. Situa-se na Latitude de 22º 38' 51,61" Sul e Longitude 42º 00' 04,46" Oeste.
Unamar - Cabo Frio - RJ

II - Origem da palavra Unamar
O processo de formação da palavra Unamar se dá por uma composição por justaposição de UNA (do rio Una) + MAR (oceano).

Google Maps - Clique na imagem de Unamar, logo acima, para navegação.
III - Citação em homenagem a localidade e aos moradores de Unamar
"No vasto oceano da vida navegamos diversamente: O roteiro é a razão, mas o vento é a paixão." "On life's wast ocean diversely we sail: Reason the card, but passion is the gale."
Pope (1688 – 1744), Epístola II ao Dr. Arbuthnot

IV - História de Unamar
Os primeiros anúncios de vendas de lotes de Unamar aconteceram em 1960, na TV Rio. O nome do responsável pelo loteamento de Unamar, em 1960, era o Sr. Gilberto Camarão e sua esposa, a Sra. Eloísa Camarão. O representante direto do Sr. Camarão em Unamar era o Sr. Costa que intermediava a venda dos lotes. O zelador do loteamento era o Sr. Aristóteles. Os primeiros moradores de Unamar fixaram residência em 1961, dos quais na sua grande maioria eram da Rua "G". São eles:
  • Sra. Marieta (mãe da Sra. Darcy). 
  • Sra. Aluyzia Gonçalves. 
  • Sr. Moacyr Rocha e sua esposa, Sra. Neuza Rocha. 
  • Sr. Mário e sua esposa, Sra. Gerusa.
  • Sr. Gumercindo e sua esposa, Sra. Malvina.
O benefício da energia elétrica, em Unamar, só aconteceu em 1972, antes disto o lampião à querosene era a única fonte luz.O primeiro mercadinho de Unamar era gerenciado pelo Sr. Genecy.
A famosa cantora Elizeth Cardoso possuía casa na rua "C" de Unamar, do lado da praia. Conhecida popularmente como "A Divina", considerada como uma das maiores intérpretes da canção brasileira e uma das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica.
A padroeira de Unamar é Nossa Senhora de Fátima. A Igreja de Nossa Senhora de Fátima foi construída em 1982 e o responsável por trazer um Padre foi o Sr. Cantídio Gonçalves da família Placido.
Padroeira de Unamar
Um posto policial foi instalado em Unamar em julho de 1986 por intermédio do Sr. Gumercindo e Sr. Moacyr Rocha, que reivindicaram junto à prefeitura de Cabo Frio por melhores condições de segurança para os moradores do loteamento.

Unamar possuía um hotel, o Hotel Brasil, com restaurante e aonde se realizava serestas, isto já em 1984. No ano de 1985 instalou-se em Unamar a famosa venda do Sr. Adilson que se encontra ativa até hoje com todas as características originais.

Em agosto de 1986, houve uma ressaca do mar muito forte onde as ondas invadiram boa parte do loteamento. Desde então o mar avançou aproximadamente 10 metros em direção ao continente e perdeu-se boa parte da extensão de areia, a praia diminuiu.

Foi somente em 1998 que a água encanada e tratada chegou em Unamar com a Pro-Lagos. Antes deste acontecimento tinha-se que buscar água em Barra de São João, Rio das Ostras ou enfrentar a água salobra de poço.

Em Unamar houve várias Associações de Moradores, mas a que trouxe significativos resultados para o loteamento aconteceu sob a gestão do Sr. Gumercindo e Sra. Jô.
                                             CAMINHO DA PRAIA DE UNAMAR 
  PRAIA DE UNAMAR 
  PRAIA DE UNAMAR 
                                                                  PRAIA DE UNAMAR
                                                         PRAIA DE UNAMAR 
PRAIA DE UNAMAR
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário